Fundada no final de 2022 para ser o representante da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Desportivo (CBJJD) na Europa, a ISBJJA está em plena atividade, planejando uma temporada memorável para 2025. São seis eventos agendados no calendário do Circuito Ibérico de Jiu-Jitsu.
A etapa inaugural aconteceu em fevereiro com a Copa Torres Novas de Inverno. Enquanto se prepara para a World Cup em abril, a ISBJJA já está organizando o primeiro Portugal National Open, programado para agitar Coimbra em 14 de junho.
No Portugal National Open, que faz parte da terceira etapa do Circuito Ibérico 2025, os competidores terão a oportunidade de participar de confrontos Gi & No-Gi, acumular pontos em dobro no ranking e contar com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, representada pelo vereador Carlos Lopes.
Este evento terá um papel fundamental no Circuito Ibérico, intensificando a competição pelo topo do ranking. Ao final da temporada, os quatro melhores atletas, tanto na categoria adulta quanto na master, da faixa branca à preta, receberão passagens internacionais para disputar o Mundial da ISBJJA no Rio de Janeiro, em 2026, além de prêmios em dinheiro, desde a categoria infantil até a juvenil, como explicou Rogério Gavazza, vice-presidente da ISBJJA.
As inscrições para o Portugal National Open estarão abertas na primeira semana de abril. Além da competição, os participantes e admiradores terão a oportunidade de explorar Coimbra, uma cidade encantadora às margens do rio no coração de Portugal e antiga capital do país. Este evento marca a consolidação do Circuito Ibérico atual.
O Circuito já se estabeleceu entre Portugal e Espanha em 2025, com suas regras definidas e prêmios atrativos, mostrando sua crescente influência na região Ibérica. Além disso, está pavimentando o caminho para o Circuito Europeu, com possíveis eventos em outras nações como Itália e Alemanha, onde negociações já estão em andamento", concluiu Gavazza.